page ad skin

Lula apoia ônibus elétrico nacional em inauguração de fábrica da Eletra em SP

Eletra inaugurou nova linha de produção para 1.800 ônibus elétricos por ano em São Bernardo do Campo

lula fabrica eletra onibus eletricos (2)

A Eletra inaugurou uma nova fábrica para a produção de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP). Utilizando tecnologia 100% nacional, a unidade terá capacidade inicial para produzir 150 ônibus elétricos por mês e teve um evento que contou com a presença do presidente Lula e ministros. 

Com um plano de investimentos para veículos limpos que chega a R$ 150 milhões, esta ampliação levará à produção de 1.800 ônibus elétricos por ano, chegando a 2.700 num futuro próximo, gerando 500 empregos diretos nos próximos dois anos, sem considerar os parceiros e fornecedoras, como a Weg (fabricantes dos componentes elétricos), a Caio (fabricante das carrocerias) e Scania e Mercedes, as duas que produzem as plataformas dos novos ônibus.

“A Eletra está se preparando para ser não apenas a maior e mais versátil montadora de ônibus da América Latina, mas líder global em transporte público sustentável. A Eletra é um dos símbolos da nova industrialização brasileira”, certificou a presidente da empresa, Milena Braga.

lula fabrica eletra onibus eletricos (5)

Apoio a ônibus elétricos

Dentro de um movimento de tentativa de reindustrialização do país, Lula afirmou que o Brasil pode ganhar competitividade frente às empresas estrangeiras ao investir em eletrificação, mas com tecnologias totalmente nacionais

“É muito importante nossa parceria com a China, mas prefiro que sejam comprados os ônibus nacionais” 

No evento, o presidente defendeu ainda a participação ativa do governo nas políticas públicas de apoio à conversão das frotas de transporte público a diesel para veículos elétricos.

“No início, o ônibus elétrico é mais caro do que o normal, mas no funcionamento dele, custará 73% a menos do que o ônibus a diesel”, argumentou. “Por isso que a gente tem que apostar na empresa brasileira”, acrescentou. 

lula fabrica eletra onibus eletricos (1)

Também participaram da comitiva o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento (MDIC), Geraldo Alckmin, além de sete ministros.

O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse que a iniciativa faz parte do processo de “neoindustrialização” que o governo está implementando. 

“Aqui está a neoindustrialização: inovação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia nacional”, comentou, citando a tecnologia de eletrificação.

O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Ricardo Bastos, um dos convidados, comemorou.

“Foi um evento importantíssimo para apresentar a realidade dos investimentos, empregos e tecnologia da indústria da mobilidade elétrica para o presidente, vice-presidente, ministros, prefeitos e autoridades locais”.

A diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, também coordenadora do Grupo de Veículos Pesados da ABVE, disse que a visita presidencial representa um ponto de virada para a indústria do transporte sustentável no Brasil.

“Foi um evento emblemático para a Eletra, para a indústria nacional e para a eletromobilidade,” – afirmou Iêda. “Apresentamos ao presidente veículos totalmente fabricados no Brasil, com tecnologia desenvolvida no país”.

ELETRA-Dual-Bus-15m-Eletra

A Eletra produz vários modelos de ônibus elétricos. Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – e chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil.

  • Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • Ônibus elétrico 12,1m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.

A transição energética no transporte público irá demandar cada vez mais ônibus elétricos. E ainda que haja poucos munícipios com iniciativas nesse campo, esse movimento deve aumentar nos próximos anos. Nesse ponto, haverá concorrência de empresas internacionais, principalmente chinesas, mas abre-se a oportunidade para avançarmos com as tecnologias nacionais, uma boa oportunidade para modernização da nossa indústria no cenário de eletrificação.

Fonte: Eletra; ABVE